Definição – o que significa alta densidade (HAD)?
A “alta densidade” em TI pode ser usada de várias maneiras. Uma maneira é descrever um “disco de alta densidade”. O disco de alta densidade é uma ideia um tanto obsoleta em TI, já que novas tecnologias de armazenamento levaram engenheiros e outros a usar “densidade de área” ou “densidade de superfície” como métrica, em vez de rotular a mídia de armazenamento como alta densidade.
Definirtec explica alta densidade (HAD)
Na era do disquete, um disco de alta densidade era aquele que mantinha mais dados do que um disco comum. Normalmente, um disco de PC de 5 ¼ “de alta densidade armazenava pouco mais de um megabyte de dados. Um disco de 3 ½” de alta densidade armazenava cerca de 1.5 MB.
Geralmente, os disquetes foram eclipsados por novas formas de armazenamento. Um é o surgimento de unidades flash USB e mídias de armazenamento semelhantes. Essas unidades agora têm densidade de armazenamento bem acima de 1 GB por polegada quadrada. Na verdade, não é incomum que uma unidade do tamanho de um polegar tenha capacidade de armazenamento de dezenas de gigabytes. Esta é uma das razões pelas quais o termo “disco de alta densidade” foi totalmente eliminado.