Definição – o que significa aliasing?
Aliasing é um efeito que faz com que diferentes sinais se tornem indistinguíveis uns dos outros durante a amostragem. O aliasing é caracterizado pela alteração da saída em comparação com o sinal original porque a reamostragem ou interpolação resultou em uma resolução mais baixa nas imagens, uma taxa de quadros mais lenta em termos de vídeo ou uma resolução de onda mais baixa no áudio. Filtros anti-aliasing podem ser usados para corrigir esse problema.
Definirtec explica o aliasing
Em uma imagem digital, o aliasing se manifesta como um padrão moiré ou um efeito de ondulação. Esse aliasing espacial no padrão da imagem faz com que pareça ter ondas ou ondulações irradiando de uma determinada parte. Isso acontece porque a pixelização da imagem é ruim; quando nossos olhos interpolarem esses pixels, eles simplesmente não parecem certos.
O aliasing também pode ocorrer em vídeos, onde é chamado de aliasing temporal porque é causado pela frequência dos quadros, e não pela pixelização da imagem. Por causa da taxa de quadros limitada, um objeto em movimento rápido como uma roda parece estar girando ao contrário ou muito devagar; isso é chamado de efeito de roda de vagão. Isso é determinado pela taxa de quadros da câmera e pode ser evitado usando filtros de redução de aliasing temporal durante a filmagem.
No áudio, o aliasing é o resultado de uma amostragem de resolução mais baixa, o que se traduz em baixa qualidade de som e estática. Isso ocorre quando o áudio é amostrado em uma resolução mais baixa do que a gravação original. Quando a onda de áudio senoidal é convertida em uma onda digital usando uma amostra de resolução mais baixa, apenas alguns pontos específicos da onda são tomados como dados. Isso resulta em uma onda com uma frequência mais baixa do que a original, resultando em perda de qualidade de dados e áudio.