Definição – O que significa o Algoritmo de Peterson?
O algoritmo de Peterson é um algoritmo de programação concorrente desenvolvido por Gary L. Peterson em um artigo de 1981. É conhecido como um algoritmo simples quando comparado a outros. Peterson provou o algoritmo usando o caso de 2 processos e o caso de N-processos.
O algoritmo de Peterson é usado para exclusão mútua e permite que dois processos compartilhem um recurso de uso único sem conflito. Ele usa apenas memória compartilhada para comunicação. A fórmula de Peterson funcionou originalmente apenas com dois processos, mas desde então foi generalizada para mais de dois.
Definirtec explica o algoritmo de Peterson
Assim como no algoritmo de Dekker, variáveis de curva (curva) e sinalizadores de status (bandeira) são condições ou variáveis usadas no algoritmo de Peterson. Por causa dessas duas condições, e por causa da espera por uma curva somente se outras bandeiras forem definidas, a necessidade de limpar e redefinir as bandeiras é evitada. Depois que uma bandeira é definida, a volta é imediatamente dada ao usar o algoritmo de Peterson.
Exclusão mútua, nenhum progresso e espera limitada são três critérios essenciais usados para resolver o problema da seção crítica ao usar o algoritmo.