Definição – o que significa algoritmo de criptografia?
Um algoritmo de criptografia é um componente para segurança de transporte eletrônico de dados. Etapas matemáticas reais são executadas e alistadas ao desenvolver algoritmos para fins de criptografia, e
várias cifras de bloco são usadas para criptografar dados eletrônicos ou números.
Os algoritmos de criptografia ajudam a prevenir fraudes de dados, como as perpetradas por hackers que obtêm ilegalmente informações financeiras eletrônicas. Esses algoritmos fazem parte dos protocolos de gerenciamento de risco de qualquer empresa e costumam ser encontrados em aplicativos de software.
Definirtec explica o algoritmo de criptografia
Os algoritmos de criptografia auxiliam no processo de transformação de texto sem formatação em texto criptografado e, em seguida, de volta para texto sem formatação com o objetivo de proteger os dados eletrônicos quando são transportados por redes. Ao codificar ou criptografar dados, os hackers ou outros usuários não autorizados geralmente não conseguem acessar essas informações. Alguns algoritmos de criptografia são considerados mais rápidos do que outros, mas enquanto os desenvolvedores de algoritmos, muitos dos quais têm experiência em matemática, ficarem atualizados com os avanços dessa tecnologia, esse tipo de criptografia deve continuar a florescer à medida que os hackers se tornam mais sofisticados.
Em 1977, o RSA se tornou um dos primeiros algoritmos de criptografia desenvolvidos pelos matemáticos norte-americanos Ron Rivest, Adi Shamir e Len Adleman. O RSA teve um amplo poder de permanência, pois ainda é amplamente usado para assinaturas digitais e criptografia de chave pública. Os algoritmos de criptografia podem variar em comprimento, mas a força de um algoritmo geralmente é diretamente proporcional ao seu comprimento.