Definição – O que significa Algoritmo de Assinatura Digital (DSA)?
Um algoritmo de assinatura digital (DSA) refere-se a um padrão para assinaturas digitais. Foi introduzido em 1991 pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) como o melhor método de criação de assinaturas digitais. Junto com o RSA, o DSA é considerado um dos algoritmos de assinatura digital mais usados atualmente.
Definirtec explica Algoritmo de Assinatura Digital (DSA)
Ao contrário do DSA, a maioria dos tipos de assinatura digital são gerados assinando resumos de mensagens com a chave privada do originador. Isso cria uma impressão digital dos dados. Como apenas o resumo da mensagem é assinado, a assinatura geralmente é muito menor em comparação com os dados que foram assinados. Como resultado, as assinaturas digitais impõem menos carga aos processadores no momento da execução da assinatura, usam pequenos volumes de largura de banda e geram pequenos volumes de texto cifrado destinados à criptoanálise.
O DSA, por outro lado, não criptografa resumos de mensagens usando chave privada nem descriptografa resumos de mensagens usando chave pública. Em vez disso, ele usa funções matemáticas exclusivas para criar uma assinatura digital que consiste em dois números de 160 bits, originados dos resumos da mensagem e da chave privada. Os DSAs usam a chave pública para autenticar a assinatura, mas o processo de autenticação é mais complicado quando comparado ao RSA.
Os procedimentos de assinatura digital para RSA e DSA são geralmente considerados iguais em força. Como os DSAs são usados exclusivamente para assinaturas digitais e não fazem provisões para criptografar dados, normalmente não estão sujeitos a restrições de importação ou exportação, que geralmente são aplicadas na criptografia RSA.