Definição – o que significa agrupamento de recursos?
Pooling de recursos é um termo de TI usado em ambientes de computação em nuvem para descrever uma situação em que os provedores atendem a vários clientes, clientes ou “locatários” com serviços provisórios e escaláveis. Esses serviços podem ser ajustados para atender às necessidades de cada cliente, sem que nenhuma alteração seja aparente para o cliente ou usuário final.
Definirtec explica o pool de recursos
A ideia por trás do pooling de recursos é que, por meio de sistemas escaláveis modernos envolvidos em computação em nuvem e software como serviço (SaaS), os provedores podem criar uma sensação de recursos infinitos ou imediatamente disponíveis controlando os ajustes de recursos em um nível meta. Isso permite que os clientes alterem seus níveis de serviço à vontade, sem estar sujeitos a nenhuma das limitações de recursos físicos ou virtuais.
Os tipos de serviços que podem ser aplicados a uma estratégia de pool de recursos incluem serviços de armazenamento de dados, serviços de processamento e serviços fornecidos de largura de banda. Outros termos relacionados incluem elasticidade rápida, que também envolve o fornecimento dinâmico de serviços, e autoatendimento sob demanda, em que os clientes podem mudar seus níveis de serviço sem realmente entrar em contato com um provedor de serviços. Todo esse provisionamento de serviço automatizado é muito parecido com outros tipos de automação de processos de negócios, que substituíram estratégias mais tradicionais e trabalhosa por novas inovações que dependem de redes virtuais cada vez mais poderosas e recursos de tratamento de dados. Nestes casos, o objetivo é separar a experiência do cliente da administração real dos ativos, para que o processo de entrega seja opaco e os serviços pareçam estar automática e infinitamente disponíveis.