Definição – o que significa Agente proxy?
Um agente proxy é um elemento de gerenciamento de rede que atua como um intermediário entre um sistema de gerenciamento e um dispositivo não gerenciado, permitindo o gerenciamento por proxy. O agente proxy aparece para o dispositivo ou cliente como o próprio servidor, portanto também é um elemento de segurança, pois o servidor de gerenciamento é completamente invisível para os dispositivos conectados. Existem muitos tipos de agentes proxy destinados a diferentes fins, como agentes proxy SNMP, agentes proxy WINS e agentes proxy DHCP.
Definirtec explica o Agente Proxy
Um agente proxy é um elemento que permite a um servidor de gerenciamento se comunicar com dispositivos ou clientes fora de seu domínio funcional, o que significa que o agente proxy fornece funcionalidades adicionais, que permitem a comunicação com esses dispositivos não gerenciados e, em seguida, retransmitir sinais de controle entre eles e o gerenciamento servidor. Esse é o caso de um agente proxy WINS, que permite que dispositivos não WINS participem da sub-rede, facilitando a comunicação com o servidor de gerenciamento, passando solicitações de clientes não gerenciados para o servidor WINS. Isso também é verdadeiro para um agente proxy SNMP, que facilita a comunicação com dispositivos SNMP conectados em série, como alguns modelos avançados de UPS, permitindo que sejam controlados por um sistema de gerenciamento de rede.
No caso de segurança que um agente proxy pode fornecer, o melhor exemplo é um agente proxy DHCP que atua como um substituto para o servidor DHCP real, garantindo que ele seja invisível para os clientes. Como os clientes só podem ver o agente proxy, eles não conseguem se comunicar diretamente com o servidor DHCP, diminuindo a possibilidade de um ataque.