Definição – O que significa Message Transfer Agent (MTA)?
Um agente de transferência de mensagens (MTA) é um aplicativo de software usado em um sistema de gerenciamento de mensagens da Internet (MHS). É responsável por transferir e encaminhar uma mensagem de correio eletrônico do computador do remetente para o computador do destinatário. A plataforma básica para um MTA é um sistema de intercâmbio com arquitetura cliente / servidor.
Um agente de transferência de mensagens recebe e-mails de entrada e encaminha as mensagens para clientes / usuários individuais. A principal função do MTA é encaminhar a mensagem de entrada ao usuário final ou destino adequado. Microsoft Exchange e UNIX sendmail são os melhores exemplos de MTAs.
O MTA também é conhecido como retransmissão de email.
Definirtec explica Message Transfer Agent (MTA)
Normalmente, os MTAs recebem mensagens eletrônicas de outros clientes. Todas as mensagens devem ter as informações extras exigidas pelo SMTP. O MTA adiciona uma marca “recebido” no topo do cabeçalho da mensagem para manter a hierarquia de roteamento para todas as mensagens. Quando um destinatário de uma mensagem não está hospedado localmente, a mensagem será automaticamente roteada para o próximo MTA.
As atividades operacionais do MTA são sempre realizadas no back-end, mas o usuário não sabe disso porque irá interagir com uma interface de cliente de email.
As principais funções de um MTA são:
- Aceitar mensagens originadas do agente do usuário e encaminhá-las ao destino (outros agentes do usuário)
- Receber todas as mensagens que são transmitidas de outros agentes de usuário para transmissão posterior
- Manter o controle de cada atividade e analisar e armazenar a lista de destinatários para realizar funções de roteamento futuras
- Envio de respostas automáticas sobre não entrega quando uma mensagem não chega ao destino pretendido
Os termos de computação MX, mail exchangeger e mail server podem ser usados para se referir ao sistema que está envolvido nas funções MTA.