Agendamento de recursos

Definição – o que significa agendamento de recursos?

A programação de recursos refere-se aos diferentes algoritmos que os provedores de serviço usam para entregar e alocar os diferentes recursos em um ambiente virtual. A premissa é que os recursos são muito limitados, de modo que os locatários e os usuários não possuem ou reservam realmente os recursos que foram alocados a eles, mas sim os recursos de que necessitam atualmente com base nos algoritmos de programação e que as quantidades anunciadas de recursos que eles têm apenas valores de teto. Isso permite que o sistema seja enxuto, sem recursos limitados, desperdiçados e não utilizados.

Definirtec explica a programação de recursos

Os algoritmos usados ​​na programação de recursos diferem de acordo com as necessidades do provedor de serviço. Atualmente, não há padrões definidos para o agendamento de recursos, portanto, os fornecedores de software de virtualização criaram seus próprios com base em algoritmos matemáticos e comprovados em ciência da computação. Existem estudos de pesquisa sendo feitos para determinar quais algoritmos funcionam melhor para um determinado cenário, como o Algoritmo de Otimização de Enxame de Partículas Melhorado e o Algoritmo de Otimização de Colônia de Formigas.

Alguns algoritmos de escalonamento de recursos não são baseados em algoritmos previamente definidos, mas em reações dinâmicas a diferentes variáveis, como carga atual e necessidade aparente de solicitar aplicativos e máquinas virtuais. Essa abordagem reativa parece fazer o trabalho bem o suficiente e pode ser bastante adaptável à maioria das situações.