Definição – o que significa agendamento?
O agendamento é um método usado para distribuir recursos de computação valiosos, geralmente tempo do processador, largura de banda e memória, para os vários processos, threads, fluxos de dados e aplicativos que precisam deles. O agendamento é feito para equilibrar a carga no sistema e garantir uma distribuição igual de recursos e dar alguma priorização de acordo com as regras estabelecidas. Isso garante que um sistema de computador seja capaz de atender a todas as solicitações e alcançar uma certa qualidade de serviço.
A programação também é conhecida como programação de processo.
Definirtec explica agendamento
O agendamento em um sistema é feito pelo agendador apropriadamente nomeado, que se preocupa principalmente com três coisas:
- Taxa de transferência, ou quão rápido ele pode terminar um certo número de tarefas do início ao fim por unidade de tempo
- Latência, que é o tempo de resposta ou o tempo que leva para terminar a tarefa desde o momento da solicitação ou envio até o término, que inclui o tempo de espera antes que ela pudesse ser atendida
- O tempo de resposta, que é o tempo que leva para o processo ou solicitação ser atendida, ou seja, o tempo de espera
A programação é amplamente baseada nos fatores mencionados acima e varia dependendo do sistema e da programação das preferências e objetivos do sistema ou do usuário. Em computadores modernos, como PCs com grande capacidade de processamento e outros recursos e com a capacidade de multitarefa executando vários threads ou pipelines ao mesmo tempo, o agendamento não é mais um grande problema e, na maioria das vezes, os processos e aplicativos têm liberdade com recursos extras , mas o planejador ainda está trabalhando duro para gerenciar solicitações.
Os tipos de programação incluem:
- O primeiro a chegar, primeiro a ser servido – A abordagem mais direta e pode ser referida como o primeiro a entrar, primeiro a sair; ele simplesmente faz o que o nome sugere.
- Round robin – também conhecido como time sliceing, uma vez que cada tarefa tem um determinado tempo para usar os recursos. Isso ainda é válido por ordem de chegada.
- Menor tempo restante primeiro – A tarefa que precisa de menos tempo para terminar tem prioridade.
- Prioridade – as tarefas recebem prioridades e são atendidas de acordo com essa prioridade. Isso pode levar à privação das tarefas menos importantes, pois elas são sempre substituídas pelas mais importantes.