Definição – o que significa Adobe Photoshop?
Adobe Photoshop é um software amplamente utilizado para edição de imagens raster, design gráfico e arte digital. Ele faz uso de camadas para permitir profundidade e flexibilidade no processo de design e edição, além de fornecer ferramentas de edição poderosas que, quando combinadas, são capazes de praticamente qualquer coisa.
Foi criado pelos irmãos Thomas e John Knoll em 1988. Em 1989, John vendeu o programa para a Adobe Systems, que o comercializou como “Photoshop”. Desde então, o programa se tornou o padrão da indústria para edição de gráficos raster. Ele é publicado para macOS e Windows, mas não para Linux.
Definirtec explica Adobe Photoshop
Adobe Photoshop foi originalmente desenvolvido em 1987 por Thomas e John Knoll, e então a Adobe Systems Inc. comprou a licença para distribuição em 1988. Thomas, então na escola para seu PhD na Universidade de Michigan, escreveu um programa em seu Macintosh Plus que basicamente exibiu imagens em uma tela e a chamou de Display. Seu irmão John, um funcionário da Light & Magic industrial, o convenceu a transformá-lo em um programa completo. Eles começaram a colaborar nele e acabaram chamando-o de Photoshop, já que o ImagePro já havia sido feito. Eles fizeram um acordo de curto prazo com a Barneyscan, um fabricante de scanners, para distribuir cópias do programa com um scanner de slides que estavam vendendo; O Photoshop despachou 200 cópias desta forma.
John acabou fazendo uma demonstração para a Apple e Russell Brown, que era então diretor de arte da Adobe. A Adobe decidiu comprar a licença para distribuição em 1988. Photoshop 1.0 foi lançado em 19 de fevereiro de 1990 e era exclusivo para Macintosh. Cada versão do Photoshop melhorou em relação à anterior e rapidamente se tornou o padrão na edição de fotos digitais.
O Photoshop foi projetado especificamente para permitir que os usuários criem e editem imagens rasterizadas em várias camadas. Essas sobreposições ou camadas podem oferecer suporte à transparência e também podem atuar como máscaras ou filtros que podem alterar imagens subjacentes nas camadas abaixo delas. Sombras e outros efeitos, como composição alfa, podem ser aplicados. Também é possível aplicar vários modelos de cores a essas camadas – CMYK, RGB, Spot Color e Duotone e Lap color space.
A extensão de arquivo padrão para um trabalho em andamento é chamada .PSD (Documento do Photoshop). Um arquivo PSD tem no máximo 30,000 pixels de largura e altura e um limite de comprimento de arquivo de 2 gigabytes. Outro tipo de arquivo do Photoshop é .PSB (Photoshop Big) – é um formato de documento grande e estende o limite máximo de altura e largura do PSD para 300,000 pixels e também estende o limite de comprimento para cerca de 4 exabytes.