Definição – o que significa administração de banco de dados?
A administração de banco de dados refere-se a todo o conjunto de atividades realizadas por um administrador de banco de dados para garantir que um banco de dados esteja sempre disponível conforme necessário. Outras tarefas e funções intimamente relacionadas são segurança de banco de dados, monitoramento e solução de problemas de banco de dados e planejamento para crescimento futuro.
A administração de banco de dados é uma função importante em qualquer organização que dependa de um ou mais bancos de dados.
Definirtec explica administração de banco de dados
O administrador de banco de dados (DBA) geralmente é uma função dedicada no departamento de TI para grandes organizações. No entanto, muitas empresas menores que não podem pagar um DBA em tempo integral geralmente terceirizam ou contratam a função de um fornecedor especializado, ou mesclam a função com outra no departamento de TIC para que ambas sejam desempenhadas por uma pessoa.
A principal função da administração do banco de dados é garantir o tempo máximo de atividade do banco de dados, de forma que esteja sempre disponível quando necessário. Isso geralmente envolve monitoramento e solução de problemas periódicos proativos. Isso, por sua vez, requer algumas habilidades técnicas por parte do DBA. Além do conhecimento profundo do banco de dados em questão, o DBA também precisará de conhecimento e talvez treinamento na plataforma (mecanismo de banco de dados e sistema operacional) na qual o banco de dados é executado.
Um DBA normalmente também é responsável por outras tarefas e funções secundárias, mas ainda de importância crítica. Alguns deles incluem:
- Segurança do Banco de Dados: Garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso ao banco de dados e fortificando-o contra qualquer acesso externo não autorizado.
- Ajuste de banco de dados: Ajustar qualquer um dos vários parâmetros para otimizar o desempenho, como alocação de memória do servidor, fragmentação de arquivo e uso de disco.
- Backup e recuperação: é função do DBA garantir que o banco de dados tenha procedimentos adequados de backup e recuperação para se recuperar de qualquer perda acidental ou deliberada de dados.
- Produzindo relatórios a partir de consultas: os DBAs são frequentemente chamados para gerar relatórios escrevendo consultas, que são executadas no banco de dados.
Fica claro pelo exposto que a função de administração de banco de dados requer treinamento técnico e anos de experiência. Algumas empresas que oferecem produtos comerciais de banco de dados, como Oracle DB e Microsoft SQL Server, também oferecem certificações para seus produtos específicos. Essas certificações do setor, como Oracle Certified Professional (OCP) e Microsoft Certified Database Administrator (MCDBA), são muito úteis para garantir às organizações que um DBA seja de fato totalmente treinado no produto em questão. Como a maioria dos produtos de banco de dados relacional atualmente usa a linguagem SQL, o conhecimento dos comandos e da sintaxe SQL também é um recurso valioso para os DBAs de hoje.