Activex data object.net (ado.net)

Definição – O que significa ActiveX Data Object.NET (ADO.NET)?

ActiveX Data Object.NET (ADO.NET) é uma biblioteca de software na estrutura .NET que consiste em componentes de software que fornecem serviços de acesso a dados. O ADO.NET foi projetado para permitir que os desenvolvedores escrevam código gerenciado para obter acesso desconectado a fontes de dados, que podem ser relacionais ou não relacionais (como dados XML ou de aplicativo). Este recurso do ADO.NET ajuda a criar aplicativos distribuídos de compartilhamento de dados.

ADO.NET fornece acesso conectado a uma conexão de banco de dados usando os provedores gerenciados por .NET e acesso desconectado usando conjuntos de dados, que são aplicativos que usam a conexão de banco de dados apenas durante a recuperação de dados ou para atualização de dados. Dataset é o componente que ajuda a armazenar os dados persistentes na memória para prover acesso desconectado para utilização do recurso de banco de dados de forma eficiente e com melhor escalabilidade.

Definirtec explica ActiveX Data Object.NET (ADO.NET)

O ADO.NET evoluiu do ADO, que também é uma tecnologia semelhante ao ADO.NET, com algumas mudanças estruturais básicas. Embora haja uma provisão para trabalhar no modo desconectado usando ADO, os dados são transmitidos para o banco de dados no ADO.NET de forma mais eficiente usando adaptadores de dados. A representação de dados na memória difere entre ADO e ADO.NET. O ADO.NET pode conter os dados em uma única tabela de resultados, mas o ADO mantém várias tabelas junto com seus detalhes de relacionamento. Ao contrário do ADO, a transmissão de dados entre aplicativos usando ADO.NET não usa empacotamento COM (modelo de objeto de componente), mas usa conjunto de dados, que transmite dados como um fluxo XML.

A arquitetura do ADO.NET é baseada em dois elementos principais: DataSet e .NET framework data provider.

O conjunto de dados fornece os seguintes componentes:

  1. um conjunto completo de dados, incluindo tabelas relacionadas, restrições e seus relacionamentos
  2. acesso de funcionalidade semelhante a dados remotos de serviço da Web em XML
  3. manipulação de dados dinamicamente
  4. processamento de dados sem conexão
  5. provisão para exibição hierárquica XML de dados relacionais
  6. uso de ferramentas como XSLT e XPath Query para operar nos dados

O provedor de dados do .NET Framework inclui os seguintes componentes para manipulação de dados:

  • Conexão: fornece conectividade com a fonte de dados
  • Comando: executa as instruções do banco de dados necessárias para recuperar dados, modificar dados ou executar procedimentos armazenados.
  • DataReader: recupera dados em formato somente de encaminhamento e somente leitura.
  • DataAdapter: atua como ponte entre o conjunto de dados e a fonte de dados para carregar o conjunto de dados e reconciliar as alterações feitas no conjunto de dados de volta à fonte.

A estrutura de entidade ADO.NET do .NET framework 4.0, a nova tecnologia do ADO.NET, abstrai o nível de programação de dados de forma a eliminar a incompatibilidade de impedância entre modelos de dados e linguagens, com a qual os desenvolvedores de aplicativos teriam que lidar.