Definição – O que significa o Innovator’s Patent Agreement (IPA)?
O Innovator’s Patent Agreement (IPA) é uma nova iniciativa que visa mudar a forma como as patentes de tecnologia são atribuídas e controladas. Introduzido pelo Twitter em abril de 2012, o IPA permite que engenheiros e designers mantenham o controle de suas patentes, mesmo quando vendidas. Isso significa que qualquer empresa que use as patentes só pode fazê-lo para fins defensivos. Em outras palavras, as empresas só podem fazer reivindicações por violação se forem processadas primeiro.
A IPA representa um movimento em direção à reforma de patentes em um momento em que muitas empresas de tecnologia estão comprando patentes e usando-as para processar as empresas que as empregam como estratégia de negócios.
Definirtec explica o Acordo de Patente do Innovator (IPA)
Uma tática chamada patent trolling, na qual empresas de tecnologia reivindicam patentes contra outras empresas na tentativa de criar novos fluxos de receita, tornou-se uma estratégia cada vez mais comum – especialmente para empresas que já passaram da fase de inovação. Por exemplo, em março de 2012, o Yahoo processou o Facebook por 10 patentes logo após a popular rede social anunciar seu IPO. O Yahoo afirmou que toda a tecnologia de rede social do Facebook foi baseada em inovações pioneiras do Yahoo. O Yahoo fez o mesmo com o Google pouco antes de o gigante das buscas abrir seu IPO em 2002. O caso acabou sendo resolvido quando o Google deu ao Yahoo 2.7 milhões de ações de suas ações pré-IPO.
Os engenheiros que fazem grande parte da inovação no mundo da tecnologia muitas vezes se ressentem das patentes como truques legais. O IPA do Twitter parece ser um esforço para assumir a liderança em tornar a indústria de tecnologia um espaço menos hostil, dando aos engenheiros maior controle de suas invenções. Por outro lado, os críticos do IPA do Twitter afirmam que a definição técnica de “defensiva” é muito ampla e que não faz nada para curar a raiz do problema, que é o próprio sistema jurídico.