Definição – o que significa acoplador de fibra óptica?
Um acoplador de fibra ótica é um dispositivo ótico capaz de conectar uma ou mais extremidades da fibra para permitir a transmissão de ondas de luz em múltiplos caminhos. O dispositivo é capaz de combinar duas ou mais entradas em uma única saída e também dividir uma única entrada em duas ou mais saídas. Comparado a uma emenda ou conector, o sinal pode ser mais atenuado por acopladores de fibra óptica, pois o sinal de entrada pode ser dividido entre as portas de saída.
Definirtec explica acoplador de fibra óptica
Os acopladores de fibra óptica podem ser amplamente classificados como dispositivos ativos ou passivos. Uma fonte de alimentação externa é necessária para os acopladores de fibra ótica ativos, enquanto nenhuma alimentação é necessária para a operação de acopladores de fibra ótica passivos. Existem diferentes tipos de acopladores de fibra óptica, como acopladores X, combinadores, divisores, estrelas e árvores. Os acopladores de árvore executam as funções de combinadores e divisores em um dispositivo. Essa categorização é baseada principalmente no número de portas de entrada e saída. Os combinadores combinam dois sinais e fornecem uma saída. Divisores fornecem duas saídas enquanto fazem uso de um sinal óptico. Os divisores podem ainda ser categorizados em acopladores Y e acopladores T, com o primeiro tendo distribuição de energia igual e o último uma distribuição de energia desigual. Os acopladores em estrela ajudam na distribuição de energia das entradas às saídas. Os acopladores de árvore podem ser multi-entradas com uma única saída ou multi-saídas com uma única entrada. Parâmetros importantes ao considerar um acoplador de fibra óptica são a taxa de divisão, perda de inserção, categoria do cabo, tipo de acoplador, comprimento de onda do sinal, números de entrada, números de saída e perda dependente de polarização. Os três principais tipos de tecnologias de fabricação usados em acopladores de fibra óptica são fibra fundida, micro óptica e guia de ondas planar.
Existem muitos benefícios em usar acopladores de fibra óptica. Eles têm baixa perda de excesso, alta estabilidade, janela de operação dupla, alta confiabilidade e baixa perda dependente de polarização. Eles também têm alta diretividade e baixa perda de inserção.
Muitas aplicações usam acopladores de fibra ótica, como redes de antenas comunitárias, sistemas de comunicação ótica e tecnologia de fibra para casa.