Definição – O que significa Wi-Fi Protected Access (WPA)?
Wi-Fi Protected Access (WPA) é um padrão de segurança para proteger computadores conectados a uma rede Wi-Fi. Seu objetivo é abordar as graves deficiências do sistema anterior, o padrão Wired Equivalent Privacy (WEP).
Wi-Fi Protected Access (WPA) e WPA2 são padrões de segurança simultâneos. O WPA abordou a maior parte do padrão IEEE 802.11i; e a certificação WPA2 obteve conformidade total. No entanto, o WPA2 não funcionará com algumas placas de rede mais antigas, daí a necessidade de padrões de segurança simultâneos.
Definirtec explica Wi-Fi Protected Access (WPA)
O Wi-Fi Protected Access incluía um “protocolo de integridade de chave temporária” (TKIP) de 128 bits que produz dinamicamente uma nova chave para cada pacote de dados; O WEP tinha apenas uma chave de criptografia menor de 40 bits que foi corrigida e precisava ser inserida manualmente em pontos de acesso sem fio (APs). O TKIP foi projetado para ser usado com dispositivos WEP mais antigos, com firmware atualizado. No entanto, os pesquisadores descobriram um fluxo de segurança no TKIP em relação aos pontos fracos na recuperação do fluxo de chaves dos pacotes de dados; ele só poderia criptografar pacotes de dados “curtos” (128 bytes). Isso fez com que o TKIP fosse substituído pelo protocolo de criptografia CCMP (às vezes chamado de “AES-CCMP”) no WPA2, que fornece segurança adicional.
Aplicável a WPA e WPA2, existem duas versões destinadas a usuários diferentes:
- O WPA-Personal foi desenvolvido para uso doméstico e em pequenos escritórios e não requer servidor de autenticação; e cada dispositivo sem fio usa a mesma chave de autenticação de 256 bits.
- WPA-Enterprise foi desenvolvido para grandes empresas e requer um servidor de autenticação RADIUS que fornece geração automática de chaves e autenticação em toda a empresa.