Definição – O que significa Wi-Fi Protected Access II (WPA2)?
Wi-Fi Protected Access II (WPA2) é um padrão de segurança para proteger computadores conectados a uma rede Wi-Fi. Seu objetivo é obter conformidade total com o padrão IEEE802.11i, apenas parcialmente alcançado com WPA, e resolver a falha de segurança no “protocolo de integridade de chave temporária” (TKIP) de 128 bits em WPA, substituindo-o por CCMP.
O termo também é referido como Acesso Protegido Wi-Fi 2.
Definirtec explica Wi-Fi Protected Access II (WPA2)
Wi-Fi Protected Access (WPA) e WPA2 são padrões de segurança simultâneos. O WPA abordou a maior parte do padrão IEEE 802.11i; e a certificação WPA2 obteve conformidade total. No entanto, o WPA2 não funcionará com algumas placas de rede mais antigas, daí a necessidade de padrões de segurança simultâneos.
Aplicável a WPA e WPA2, existem duas versões destinadas a usuários diferentes:
- O WPA-Personal foi desenvolvido para uso doméstico e em pequenos escritórios e não requer servidor de autenticação; e cada dispositivo sem fio usa a mesma chave de autenticação de 256 bits.
- WPA-Enterprise foi desenvolvido para grandes empresas e requer um servidor de autenticação RADIUS que fornece geração automática de chaves e autenticação em toda a empresa.