Acesso múltiplo por divisão de tempo (tdma)

Definição – O que significa Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA)?

O acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA) é um método de acesso de canal (CAM) usado para facilitar o compartilhamento de canal sem interferência. O TDMA permite que várias estações compartilhem e usem o mesmo canal de transmissão, dividindo os sinais em diferentes intervalos de tempo. Os usuários transmitem em rápida sucessão e cada um usa seu próprio intervalo de tempo. Assim, várias estações (como celulares) podem compartilhar o mesmo canal de frequência, mas apenas usar parte de sua capacidade.

Definirtec explica acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA)

Exemplos de TDMA incluem IS-136, celular digital pessoal (PDC), rede digital aprimorada integrada (iDEN) e o Sistema Global de Comunicações Móveis (GSM) de segunda geração (2G).

O TDMA permite que o componente de rádio de uma estação móvel ouça e transmita apenas no intervalo de tempo atribuído. Durante o período de tempo restante, a estação móvel pode aplicar medições de rede detectando transmissores circundantes em frequências diferentes. Esse recurso permite a transferência de interfrequência, que difere do acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), onde a transferência de frequência é difícil de alcançar. No entanto, o CDMA permite transferências, que permitem que as estações móveis se comuniquem simultaneamente com até seis estações base.

O TDMA é usado na maioria dos sistemas celulares 2G, enquanto os sistemas 3G são baseados em CDMA. No entanto, o TDMA continua relevante para os sistemas modernos. Por exemplo, TDMA, CDMA e duplexação por divisão de tempo (TDD) combinados são sistemas de acesso de rádio terrestre universal (UTRA) que permitem que vários usuários compartilhem um intervalo de tempo.