Definição – O que significa FDMA (Frequency Division Multiple Access)?
O Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência (FDMA) é uma técnica de acesso de canal encontrada em protocolos de acesso múltiplo como um protocolo de canalização.
O FDMA permite a alocação individual de uma ou várias bandas de frequência ou canais para os usuários. O FDMA, assim como qualquer outro sistema de acesso múltiplo, harmoniza o acesso entre vários usuários.
Algumas alternativas incluem Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), Acesso Múltiplo por Divisão Espacial (SDMA) ou Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA). Esses protocolos são usados de maneiras diferentes, em diferentes estágios do modelo teórico de Interconexão de Sistemas Abertos (OSI).
Definirtec explica o acesso múltiplo por divisão de frequência (FDMA)
FDMA é diferente de duplexação por divisão de frequência (FDD). Enquanto o FDMA permite que vários usuários acessem simultaneamente um sistema de transmissão, o FDD descreve a maneira como o canal de rádio é compartilhado entre o downlink e o uplink.
O FDMA também é diferente da multiplexação por divisão de frequência (FDM). FDM se refere a um método da camada física que combina e transmite canais de baixa largura de banda por meio de um canal de alta largura de banda. O FDMA, ao contrário, é uma técnica de acesso ao canal na camada de enlace de dados.
Principais características:
- Em FDMA, cada usuário compartilha o canal de frequência ou transponder de satélite simultaneamente; entretanto, cada usuário transmite em uma única frequência.
- FDMA é compatível com sinais digitais e analógicos.
- O FDMA exige filtros altamente eficientes no hardware do rádio, ao contrário do CDMA e do TDMA.
- O FDMA não tem problemas de tempo que existem no TDMA.
- Como resultado da filtragem de frequência, o FDMA não está sujeito ao problema próximo-distante que existe no CDMA.
- Todos os usuários transmitem e recebem em frequências diferentes porque cada usuário recebe um slot de frequência individual.
Uma desvantagem do FDMA é a diafonia, que pode causar interferência entre as frequências e interromper a transmissão.