Acesso múltiplo por divisão de código de banda larga (wcdma)

Definição – O que significa Wideband Code Division Multiple Access (WCDMA)?

O acesso múltiplo por divisão de código de banda larga (WCDMA) é um padrão de terceira geração (3G) que emprega o método de acesso de canal de acesso múltiplo por divisão de código de sequência direta (DS-CDMA) e o método de duplexação por divisão de frequência (FDD) para fornecer alta velocidade e serviço de alta capacidade. WCDMA é a variante mais comumente usada do Universal Mobile Telecommunications System (UMTS). Foi desenvolvido pela NTT DoCoMo do Japão e formou a base de sua rede 3G Freedom of Multimedia Access (FOMA).

Definirtec explica Wideband Code Division Multiple Access (WCDMA)

O sistema WCDMA faz parte do UMTS. É desenvolvido pelo Programa de Parceria 3G, que é composto de redes celulares centrais evoluídas que pertencem às redes de comunicações do Sistema Global para Celular (GSM) em todo o mundo.

WCDMA apresenta dois modos:

  • Frequency Division Duplex (FDD): Separa os usuários empregando ambos os códigos e também as frequências. Uma frequência é usada para o uplink, enquanto outra é usada para o downlink.
  • Time Division Duplex (TDD): Separa os usuários empregando códigos, frequências e tempo, em que a mesma frequência é usada para uplink e downlink.

Embora WCDMA seja projetado para operar em redes centrais GSM evoluídas, ele usa acesso múltiplo por divisão de código (CDMA) para sua interface aérea. De fato, a maioria dos sistemas 3G em operação utiliza CDMA, enquanto o restante utiliza acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA). O modo TDD de WCDMA, na verdade, emprega uma combinação de TDMA e CDMA.

O CDMA permite que vários usuários compartilhem um canal ao mesmo tempo, enquanto o TDMA permite que os usuários compartilhem o mesmo canal dividindo-o em diferentes intervalos de tempo. O CDMA oferece os benefícios da diversidade de caminhos múltiplos e transferências suaves.

Como uma tecnologia de interface aérea, o WCDMA é capaz de aumentar artificialmente a largura de banda de um sinal. Ele faz isso modulando cada símbolo de banda base com uma assinatura binária ou quaternária com uma taxa muito mais alta do que a do símbolo de dados original.