Definição – O que significa Acesso Múltiplo por Divisão Ortogonal de Freqüência Escalável (SOFDMA ou S-OFDMA)?
O Acesso Múltiplo por Divisão Ortogonal de Frequência Escalável (SOFDMA) refere-se à interface aérea delineada para sistemas portáteis ou móveis Wi-MAX pelo IEEE, usado no padrão IEEE 802.16e (2005). SOFDMA, em palavras simples, é o modo de acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA) empregado no Mobile Wi-MAX descrito no IEEE 802.16e. A escalabilidade é apoiada pela modificação do tamanho da Transformada Rápida de Fourier (FFT) ao corrigir o espaçamento da frequência da subportadora em 10.94 kHz.
SOFDMA suporta larguras de banda de canal que variam de 1.25 MHz a 20 MHz. Ele adiciona escalabilidade de largura de banda, o que ajuda a tecnologia Wi-MAX móvel em conformidade com várias regulamentações de frequência em todo o mundo.
Definirtec explica Acesso Múltiplo por Divisão Ortogonal de Frequência Escalável (SOFDMA ou S-OFDMA)
O tamanho FFT maior é fornecido para canais mais amplos, enquanto o tamanho FFT menor é fornecido para canais com largura de banda menor. O SOFDMA torna o espaçamento de frequência da subportadora constante, o que reduz a complexidade do sistema de canais menores e também aumenta a eficiência de canais mais amplos.
Princípios básicos de SOFDMA
- O espaçamento da subportadora não depende da largura de banda
- O volume das subportadoras é dimensionado com a largura de banda
- A menor unidade de alocação de largura de banda, dependendo da ideia de subcanais, é fixa e independente da largura de banda
- O volume dos subcanais varia com a largura de banda e a capacidade de cada subcanal individual permanece constante
Além de tamanhos variáveis de FFT, SOFDMA oferece suporte aos seguintes recursos:
- Modulação e codificação avançadas (AMC)
- Multiple-Input-Multiple-Output (MIMO) em DL e UL
- Estruturas de subcanais de uplink de alta eficiência
- Solicitação de repetição automática híbrida (H-ARQ)
- Outros recursos padrão, incluindo uma variedade de alocação de subportadoras, além de esquemas de diversidade.
Eficiência espectral e combate à interferência entre símbolos (ISI) e interferência entre portadoras (ICI) são os dois principais benefícios do SOFDMA, enquanto a necessidade de sincronização rigorosa e a relação de potência média de pico (PAPR) são duas desvantagens.