Definição – o que significa acesso múltiplo por salto de frequência (FHMA)?
O Frequency Hopping Multiple Access (FHMA) é uma tecnologia de transmissão de espectro amplo, que permite que as comunicações simultâneas de voz ou dados compartilhem exatamente o mesmo meio de comunicação.
Isso é feito permitindo que as estações de recepção e transmissão ajustem a frequência rapidamente em uma sequência pseudo-aleatória entre vários canais de rádio discretos. Os transceptores são sincronizados com uma sequência de salto calculada a partir de um algoritmo predefinido. Essa sequência de salto pode ser modificada efetivamente para evitar várias outras interferências e transmissões na mesma banda de frequência.
Definirtec explica Frequency Hopping Multiple Access (FHMA)
O FHMA permite que vários usuários ocupem simultaneamente o mesmo espectro, onde cada usuário permanece em um determinado canal de banda estreita em um período de tempo específico, dependendo do código PN exclusivo do usuário.
Os dados digitais de cada usuário são divididos em rajadas de tamanho uniforme, que são enviadas em vários canais dentro da banda de espectro atribuída. A largura de banda instantânea de qualquer rajada de transmissão é muito pequena em comparação com a largura de banda propagada completa. A modificação pseudo-aleatória das frequências de canal do usuário randomiza ocupações de canal específicas a qualquer momento, permitindo assim o acesso múltiplo por meio de uma ampla faixa de frequências.
No receptor com salto de frequência (FH), um código PN projetado localmente é utilizado para sincronizar a frequência instantânea do receptor com a frequência do transmissor. Em qualquer período de tempo, um sinal de salto de frequência ocupa apenas um único canal comparativamente estreito como FM de banda estreita ou FSK.
A principal diferença entre FHMA e uma técnica FDMA padrão é que o sinal de salto de frequência ajusta os canais em intervalos rápidos. No caso de a taxa de mudança da frequência portadora ser mais alta quando comparada à taxa do símbolo, a técnica costuma ser conhecida como sistema de salto de frequência rápido.
Se a taxa de mudança for menor ou igual à taxa do símbolo, isso é conhecido como sistema de salto de frequência lento. Um sistema de salto de frequência rápido pode, portanto, ser considerado um sistema FDMA que usa diversidade de frequência.
Os sistemas FHMA geralmente utilizam modulação de envelope consistente com eficiência energética. Receptores com boa relação custo-benefício podem ser projetados para oferecer detecção não coerente de FHMA. Isso significa que a linearidade não é uma preocupação e a força de vários usuários no receptor não prejudica o desempenho do FHMA.