Definição – O que significa Acesso Múltiplo Atribuído Permanentemente (PAMA)?
O Acesso Múltiplo Atribuído Permanentemente (PAMA) é uma das duas principais técnicas usadas para alocar canais aos usuários.
No PAMA, cada usuário recebe um canal fixo, independentemente de ser usado ou não. Isso é muito ineficiente, pois os canais são atribuídos aos usuários, mesmo quando não há requisitos.
Portanto, a maioria dos sistemas de acesso múltiplo faz uso de acesso múltiplo atribuído por demanda (DAMA), em que os canais disponíveis são atribuídos aos usuários conforme a necessidade.
PAMA também é conhecido como Acesso Múltiplo Atribuído Fixo (FAMA).
Definirtec explica Acesso Múltiplo Atribuído Permanentemente (PAMA)
Os protocolos PAMA são considerados as técnicas mais eficazes para as redes de satélite com um pequeno número de terminais (por exemplo, menos de 10) tendo padrões de tráfego estáveis e previsíveis.
Um protocolo PAMA pode ser empregado com base em frequência, código ou tempo. As técnicas principais são Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência (FDMA), Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA) e Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA).
No PAMA, a atribuição de capacidade é alocada em um modo fixo entre várias estações. A flutuação na demanda pode resultar em considerável subutilização da capacidade.
Ao contrário, no DAMA, a atribuição de capacidade é modificada conforme necessário para responder da melhor maneira às modificações de demanda entre as várias estações.
Vantagens do PAMA:
- Perfeito para fontes do tipo taxa de bits constante
- Agendador simples
- O uso do canal é livre de contenção
Desvantagens do PAMA:
- Uso considerável de largura de banda
- Não é flexível ao trabalhar com terminais com taxas de bits variáveis