Definição – o que significa acesso múltiplo?
O acesso múltiplo é uma técnica que permite que vários usuários móveis compartilhem o espectro alocado da maneira mais eficaz.
Visto que o espectro é limitado, o compartilhamento é necessário para melhorar a capacidade geral em uma área geográfica. Isso é feito permitindo que a largura de banda disponível seja usada simultaneamente por diferentes usuários. Em redes de computadores e telecomunicações, o método de acesso múltiplo permite que vários terminais se conectem ao mesmo meio de transmissão multiponto para transmitir por ele e compartilhar sua capacidade.
Alguns exemplos de mídia física compartilhada incluem redes de barramento, redes sem fio, redes em estrela, redes em anel, links ponto a ponto half-duplex, etc.
Definirtec explica o acesso múltiplo
Um sistema celular divide qualquer área alocada em células nas quais uma unidade móvel em cada célula pode se comunicar com uma estação base.
O objetivo principal no projeto do sistema celular é oferecer maior capacidade de canal. Isso é para gerenciar tantas chamadas quanto possível em uma largura de banda específica com um padrão adequado de qualidade de serviço.
Técnicas de acesso múltiplo permitem acesso múltiplo a um canal. Um canal representa um recurso do sistema atribuído a um determinado usuário móvel que permite ao usuário estabelecer comunicação com outros usuários na rede.
Dependendo do tipo de canal, uma técnica específica de acesso múltiplo pode ser usada para comunicação. Os tipos de canal e as técnicas de acesso múltiplo associadas são os seguintes:
- Canais de frequência [Acesso múltiplo por divisão de frequência (FDMA)] – Banda de frequência dividida em canais de pequena frequência e diferentes canais são atribuídos a diferentes usuários. Um exemplo é o caso do rádio FM, em que vários usuários podem transmitir simultaneamente; no entanto, em canais de frequência diferentes.
- Intervalo de tempo dentro das faixas de frequência [Acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA)] – Cada usuário tem permissão para transmitir apenas em intervalos de tempo específicos usando uma banda de frequência comum. Vários usuários podem transmitir na mesma banda de frequência em momentos diferentes.
- Códigos Distintos [Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA)] – Os usuários podem transmitir simultaneamente usando a mesma banda de frequência, mas com a ajuda de diferentes códigos para que possam ser decodificados para reconhecer um usuário específico.