Definição – o que significa o Microsoft Access?
O Microsoft Access é um mecanismo de banco de dados pseudo-relacional da Microsoft. Faz parte da suíte de aplicativos Microsoft Office que também inclui Word, Outlook e Excel, entre outros. O acesso também está disponível para compra como um produto independente. O Access usa o Jet Database Engine para armazenamento de dados.
O Access é usado para implantações de banco de dados grandes e pequenas. Isso se deve em parte à sua interface gráfica fácil de usar, bem como à sua interoperabilidade com outros aplicativos e plataformas, como o próprio mecanismo de banco de dados SQL Server da Microsoft e o Visual Basic for Applications (VBA).
Definirtec explica o Microsoft Access
O mecanismo Access Jet oferece suporte à maioria dos recursos de banco de dados, como integridade referencial, bloqueio em nível de linha e suporte multiusuário com até 255 conexões de usuário simultâneas. O Access é adequado para a criação de pequenos bancos de dados, como aqueles usados por departamentos individuais. Não é adequado para bancos de dados maiores de nível empresarial. Para isso, a Microsoft oferece seu mecanismo de banco de dados SQL Server.
O Access foi lançado como versão 1.0 em novembro de 1992. O software funcionava bem enquanto trabalhava com bancos de dados pequenos, mas em arquivos maiores havia o perigo de corrupção de dados. Com cada lançamento do Office, a Microsoft também inclui uma versão mais recente do Access, cada uma incluindo recursos novos ou atualizados.
Com o lançamento do Access 2007, o formato do arquivo de banco de dados mudou do anterior “.mdb” para “.accdb”. Este novo formato suporta tipos de dados mais complexos, mas infelizmente não é compatível com versões anteriores do software Access. Isso é análogo aos novos formatos “.docx” e “.xlsx” no Word e Excel, que também são incompatíveis com as versões anteriores a 2007 desses programas.