Definição – o que significa acesso lógico?
O acesso lógico em TI geralmente é definido como interações com o hardware por meio de acesso remoto. Este tipo de acesso geralmente possui protocolos de identificação, autenticação e autorização. Isso geralmente é contrastado com o termo “acesso físico”, que se refere às interações com o hardware no ambiente físico, onde o equipamento é armazenado e usado.
Definirtec explica acesso lógico
Negócios, organizações e outras entidades usam um amplo espectro de controles de acesso lógico para proteger o hardware de acesso remoto não autorizado. Isso pode incluir programas de senha sofisticados, recursos avançados de segurança biométrica ou quaisquer outras configurações que identifiquem e filtrem efetivamente os usuários em qualquer nível administrativo.
Os controles de acesso lógico específicos usados em uma determinada instalação e infraestrutura de hardware dependem parcialmente da natureza da entidade que possui e administra a configuração do hardware. A segurança de acesso lógico governamental geralmente é diferente da segurança de acesso lógico comercial, em que as agências federais podem ter diretrizes específicas para controlar o acesso lógico. Os usuários podem ser obrigados a manter autorizações de segurança ou passar por outros procedimentos de triagem que complementam a senha segura ou funções biométricas. Tudo isso faz parte da proteção dos dados mantidos em uma configuração de hardware específica.