Definição – o que significa acesso condicional (CA)?
O acesso condicional (CA) é um método de controle de acesso usado em transmissões de televisão digital que restringe o que os espectadores podem assistir. Geralmente, refere-se ao tipo de acesso que um prestador de serviços permite aos seus clientes, que muitas vezes se limita apenas aos serviços que estes assinaram. O CA é implementado com a ajuda de algoritmos de codificação e criptografia. Essencialmente, evita o uso não autorizado de serviços por um consumidor.
Definirtec explica o acesso condicional (CA)
O acesso condicional é uma tecnologia usada em transmissões digitais que limita o conteúdo que pode ser visualizado por um cliente. É, portanto, útil em serviços de assinatura, como transmissões de vídeo digital e transmissões de televisão, onde os clientes têm permissão para ver apenas os canais pelos quais pagaram. O CA é usado por empresas de transmissão para garantir o uso autorizado de seus serviços.
Alguns dos componentes básicos da CA são os seguintes:
- Sistema de gerenciamento de assinantes
- Sistema de autorização de assinante
- Módulo de segurança
- Set-top box
Quando um equipamento de transmissão transmite dados criptografados ao usuário, o decodificador filtra esses sinais de dados e os passa para o módulo de segurança. O módulo de segurança verifica o status de autorização dos dados recebidos e, se autorizado, descriptografa os dados e permite a exibição ao usuário.
Os sistemas CA usam os protocolos de transmissão de vídeo digital, como SimulCrypt e MultiCrypt.
O SimulCrypt usa mais de um decodificador, enquanto o MultiCrypt permite que vários sistemas CA sejam usados com um único decodificador contendo um cartão inteligente para cada sistema CA usado.
O CA é implementado usando uma combinação de técnicas de codificação e criptografia. Uma chave secreta de 48 bits conhecida como palavra de controle é usada para embaralhar os dados de transmissão e essa palavra de controle é alterada com frequência para evitar hacking. A palavra de controle é protegida por criptografia durante a transmissão ao receptor como uma mensagem de controle de autorização. O subsistema CA presente no decodificador do receptor só pode descriptografar a palavra de controle se tiver sido autorizado a fazê-lo por meio de uma mensagem de gerenciamento de direitos (EMM). Um EMM é exclusivo para cada usuário e é identificado pelo cartão inteligente do usuário.