Definição – o que significa acesso aleatório?
Em ciência da computação, acesso aleatório é a capacidade de acessar qualquer item de uma determinada população de elementos aleatoriamente. O acesso aleatório é o oposto do acesso sequencial, pois o acesso sequencial localiza os elementos começando em um local predefinido específico e, em seguida, percorrendo todas as informações para encontrar o item fornecido. O acesso aleatório ganhou interesse devido ao fato de que pode-se recuperar um registro independentemente da posição em que ele está localizado.
O acesso aleatório também é conhecido como acesso direto.
Definirtec explica o acesso aleatório
Quando se trata de estruturas de dados, o acesso aleatório teoricamente é a capacidade de acessar qualquer elemento em uma lista, independentemente da localização ou do tamanho da lista. No entanto, além dos arrays, existem apenas algumas estruturas de dados que são capazes de suportar o acesso aleatório. O acesso aleatório também é usado em algoritmos como classificação de inteiros e pesquisa binária. Um dos recursos exclusivos do acesso aleatório é que qualquer registro necessário pode ser acessado imediatamente sob demanda e o tempo de acesso é semelhante para um elemento remoto como seria para um elemento próximo. Para decidir se os dados precisam ser acessados sequencialmente ou aleatoriamente, a carga de trabalho pertencente ao dispositivo específico deve ser analisada.
Em muitos dispositivos eletrônicos, acessar dados sequencialmente funciona mais rápido do que acessar os dados aleatoriamente, principalmente devido à maneira como o hardware do disco foi projetado. A operação de busca, na maioria dos casos, leva um número maior no caso de acesso aleatório em relação ao acesso sequencial. Outra desvantagem associada ao acesso aleatório é a maior possibilidade de surgimento de um gargalo entre os diferentes processos, atividades e recursos de um determinado sistema.