Definição – O que significa Acesso de Pacote de Alta Velocidade (HSPA)?
O acesso por pacote de alta velocidade (HSPA) refere-se a um conjunto de tecnologias que surgiu como resultado de melhorias nos sistemas de acesso múltiplo por divisão de código de banda larga (WCDMA). O HSPA é composto do protocolo HSDPA (High-Speed Downlink Packet Access) e do protocolo HSUPA (High-Speed Uplink Packet Access). Possui taxas de dados de pico de downlink de até 14 Mbps e uplink de até 5.7 Mbps.
Definirtec explica acesso de pacote de alta velocidade (HSPA)
O HSPA é geralmente considerado uma tecnologia 3.5G porque melhora substancialmente os padrões 3G. É muito adequado para navegação na Web móvel, download de arquivos e VoIP. Com suas altas velocidades de dados, o HSPA também desempenha um papel fundamental no fornecimento de recursos de banda larga móvel para operadoras sem fio.
À medida que mais usuários mudam de telefones com recursos de baixo custo para smartphones mais avançados, as operadoras sem fio não se concentram mais apenas em chamadas e serviços de texto. Em vez disso, agora estão oferecendo planos de dados que apresentam uma ampla gama de serviços multimídia, tornando as tecnologias sem fio de alta velocidade como HSPA mais relevantes.
Quando as operadoras de telefonia móvel atualizam seus sistemas de WCDMA para HSPA, elas precisam lembrar que os comportamentos de uso dos usuários HSPA são muito diferentes dos usuários WCDMA, que estão mais focados em serviços de voz, enquanto os usuários HSPA têm mais fome de dados.
Além disso, como os usuários farão download de aplicativos, navegarão em páginas da Web ou assistirão a streaming de vídeo, o tráfego ficará mais concentrado no downlink do que no uplink. Esta é a razão pela qual o acesso por pacote de downlink de alta velocidade é normalmente implantado antes do acesso por pacote de uplink de alta velocidade.