Definição – O que significa Teoria das Restrições (TOC)?
A teoria das restrições (TOC) se refere a uma filosofia geral elaborada pelo Dr. Eliyahu M. Goldratt que é usada por um grande número de organizações para melhorar suas operações. TOC inclui ferramentas de gestão / tomada de decisão e solução de problemas conhecidas como Processos de Pensamento (TP). A TOC afirma que as organizações, processos e assim por diante são sensíveis e vulneráveis porque a parte ou indivíduo mais frágil pode frequentemente quebrá-los ou prejudicá-los, impactando negativamente seus resultados. Eliyahu M. Goldratt introduziu a teoria das restrições como parte de seu livro de 1984 chamado “The Goal”.
As etapas de enfoque na teoria das restrições são usadas principalmente em gerenciamento de projetos, manufatura, etc. Os aplicativos de TOC também são usados nas áreas de vendas, marketing e finanças.
Definirtec explica a teoria das restrições (TOC)
A teoria das restrições é usada para responder de forma prática e metódica às seguintes três questões, que são vitais para qualquer estratégia de melhoria constante:
- O que melhorar?
- Quanta melhoria é necessária?
- Como produzir a melhoria?
Existem também cinco etapas de foco apresentadas pelo TOC para atingir o objetivo:
- Reconhecer as restrições do sistema
- Tome uma decisão sobre como fazer uso das restrições do sistema
- Subordinar tudo o mais à decisão mencionada anteriormente
- Eleve as restrições do sistema; isto é, fazer outras modificações significativas necessárias para quebrar as restrições
- Se as restrições foram quebradas nas etapas anteriores, volte para a etapa um
O gerenciamento de projetos é uma das áreas em que essa teoria é aplicada. O gerenciamento de projetos de cadeia crítica (CCPM) é aplicado neste campo. O CCPM depende da noção de que cada atividade converge para uma entrega final. Como resultado, para proteger o projeto, deve haver buffers internos para proteger os pontos de sincronização, bem como um buffer de projeto final para proteger todo o projeto.