Definição – O que significa Active-Matrix OLED (AMOLED)?
OLED de matriz ativa (AMOLED) é uma tecnologia de exibição usada em dispositivos móveis, câmeras digitais, reprodutores de mídia e televisores. Ele emprega matriz ativa no endereçamento de pixels e usa um tipo específico de tecnologia de filme fino em que compostos orgânicos formam material eletroluminescente. AMOLED significa diodo emissor de luz orgânica de matriz ativa.
O display AMOLED é composto de pixels integrados ou depositados em uma matriz de transistor de filme fino (TFT). A tecnologia OLED é basicamente um LED que usa compostos orgânicos como uma camada eletroluminescente emissiva. O composto orgânico usa a luz gerada em resposta à passagem de uma corrente elétrica.
Definirtec explica Active-Matrix OLED (AMOLED)
Os TFTs atuam como dispositivos de comutação para manter ativamente o estado do pixel enquanto endereça outros pixels. As duas tecnologias de backplane TFT comuns usadas são o silício de película fina não cristalino e o silício policristalino. Essas tecnologias auxiliam na fabricação de backplanes de matriz ativa para substratos plásticos flexíveis. Substratos de plástico flexível são cruciais na produção de visores AMOLED flexíveis.
A tecnologia AMOLED fornece uma taxa de atualização mais alta do que sua contraparte de matriz passiva e consome menos energia. Essa vantagem confere-lhe a vantagem de ser a tecnologia preferida na fabricação de dispositivos móveis. Outras vantagens são:
- Maior luminância percebida.
- Taxa de contraste mais alta, embora a leitura sob a luz solar direta possa representar um problema.
- Ângulo de visão mais amplo em comparação com telas convencionais.
Uma grande desvantagem do AMOLED é a vida útil limitada do composto orgânico usado. Os OLEDs azuis reduzem seu brilho à metade após 14,000 horas. Isso é comparado aos LCDs convencionais, que geralmente escurecem para a metade após 25,000 a 40,000 horas.