Definição – O que significa Ótica do Espaço Livre?
A óptica do espaço livre é uma tecnologia de comunicação óptica que usa a propagação da luz no espaço livre para transmitir dados entre dois pontos diferentes. É usado em condições em que as conexões de cabo de fibra óptica não podem ser usadas devido aos altos custos.
A ótica do espaço livre é uma tecnologia sem fibra, movida a laser, que oferece alta largura de banda com conexões fáceis de instalar. Os pulsos de luz são transmitidos através da atmosfera em pequenos feixes de formato cônico usando lasers de baixa potência.
As vantagens mais importantes de usar a óptica de espaço livre são uma alta taxa de bits, baixas taxas de erros de bits, operações de longo alcance sem licença e imunidade à interferência eletromagnética.
Definirtec explica a Ótica do Espaço Livre
As instalações ópticas em espaço livre exigem disponibilidade de linha de visão entre as unidades de laser e são chamadas de cabeçotes de ligação. A avaliação do local de pré-instalação é realizada para garantir que os caminhos entre as unidades ópticas de espaço livre estejam desobstruídos. Os fornecedores de sistemas ópticos de espaço livre fornecem produtos que operam nas camadas físicas, de link de dados ou de rede do Modelo de Interconexão de Sistemas Abertos (OSI). Esses produtos permitem que protocolos executados em instalações baseadas em fibra sejam executados em sistemas ópticos de espaço livre, incluindo a capacidade de mapear T1 em links. Os sistemas que incluem a operabilidade da camada de rede usam roteadores para segmentar os links ópticos do espaço livre.
As aplicações da óptica de espaço livre incluem conexões LAN para LAN em campi e cidades, cruzando estradas públicas ou barreiras não pertencentes ao remetente e receptor, entrega rápida de serviço de acesso de alta largura de banda a redes de fibra óptica, conexão convergente de dados de voz, comunicação inter e intra chip e comunicação entre espaçonaves.