Definição – o que significa a camada 6?
A camada 6 refere-se à sexta camada do modelo OSI (Open Systems Interconnect) e é conhecida como camada de apresentação. A camada 6 fornece a separação nas diferenças de representação de dados, como criptografia, por meio da transformação desses dados do formato de dados do aplicativo para um formato pronto para rede e vice-versa. Ele transforma os dados em um formato que o aplicativo específico pode aceitar e também pega os dados do aplicativo e os criptografa para serem enviados pela rede, de modo que não haja problemas de compatibilidade.
Definirtec explica a camada 6
A camada 6, ou camada de apresentação, serve como tradutor de dados entre um aplicativo ou processo e a rede. Essa camada é responsável pela formatação e subsequente entrega de dados à camada de aplicativo para processamento ou exibição. Isso ocorre para que a camada de aplicativo não precise se preocupar com diferenças sintáticas na representação de dados em sistemas de usuário final. Um bom exemplo desse serviço de apresentação oferecido pela camada 6 é a conversão de um arquivo codificado por EBCDIC em um arquivo ASCII.
A camada 6 é a camada mais baixa com a qual os programadores de linguagem de alto nível se preocupam, considerando a estrutura e a apresentação dos dados, ao invés de apenas enviar dados de aplicativos como datagramas ou pacotes entre nós em comunicação.
Os serviços oferecidos pela camada 6 incluem:
- Conversão de dados
- Criptografia e descriptografia
- Compressão
- Tradução do código do personagem
Os protocolos usados incluem:
- Protocolo de Arquivo Apple (AFP)
- Telnet
- Representação de dados de rede (NDR)
- Protocolo X.25 Packet Assembler / Disassembler
- Protocolo de apresentação leve (NCP)