Definição – o que significa armazenamento em massa?
Armazenamento em massa refere-se a sistemas destinados a armazenar grandes quantidades de dados. Em muitos casos, armazenamento massivo é sinônimo de armazenamento periférico, onde dispositivos externos ou mídia ajudam a gerenciar grandes quantidades de informações que excederam a capacidade de um computador ou dos recursos de armazenamento nativo do dispositivo.
Definirtec explica armazenamento em massa
As definições de tecnologias e estratégias de armazenamento em massa evoluíram junto com os sistemas de computador. Os especialistas apontam para as primeiras e mais primitivas estratégias de armazenamento em massa usadas nos dias dos supercomputadores de estrutura principal. Isso inclui cartões Hollerith ou cartões perfurados e outras mídias de armazenamento relativamente manuais. Atualmente, o armazenamento em massa pode envolver vários tipos de discos rígidos ou mídia de armazenamento de estado sólido, bem como contêineres de fita e outros tipos de mídia de armazenamento de dados físicos.
A ideia de armazenamento em massa também é frequentemente associada ao backup e recuperação de dados. As empresas planejam que todos os dados disponíveis sejam registrados, armazenados e copiados, o que requer muito mais mídia de armazenamento em massa do que o que é suportado pelo hardware direto da fábrica. Isso leva a uma estratégia em que a fita ou outra mídia pode ser usada para fornecer manuseio contínuo de armazenamento em massa. Outros tipos de armazenamento em massa podem atuar como uma estratégia eficaz de armazenamento de dados para uma rede inteira ou um conjunto de dispositivos remotos portáteis. Por exemplo, o armazenamento em massa de um tablet pode envolver o uso de mídia flash ou USB para fazer backup de dados em um tablet portátil que não possui uma grande quantidade de memória interna.