Definição – o que significa retropropagação?
A retropropagação é uma técnica usada para treinar certas classes de redes neurais – é essencialmente um princípio que permite que o programa de aprendizado de máquina se ajuste de acordo com a observação de sua função anterior.
A retropropagação às vezes é chamada de “retropropagação de erros”.
Definirtec explica retropropagação
A retropropagação como técnica usa gradiente descendente: ela calcula o gradiente da função de perda na saída e o distribui de volta pelas camadas de uma rede neural profunda. O resultado são pesos ajustados para neurônios. Embora a retropropagação possa ser usada em redes supervisionadas e não supervisionadas, ela é vista como um método de aprendizado supervisionado.
Após o surgimento de redes neurais simples de feedforward, em que os dados só vão para um lado, os engenheiros descobriram que podiam usar a retropropagação para ajustar os pesos de entrada neural após o fato. A retropropagação pode ser pensada como uma forma de treinar um sistema com base em sua atividade, para ajustar a precisão ou precisão com que a rede neural processa certas entradas ou como ela conduz a algum outro estado desejado.