Definição – O que significa Network on a Chip (NoC)?
Rede em um chip é um conceito no qual um único chip de silício é usado para implementar os recursos de comunicação de sistemas de integração de larga escala a muito grande. No caso de projetos em grande escala, a rede em um chip é preferida, pois reduz a complexidade envolvida no projeto dos fios e também fornece uma estrutura bem controlada capaz de melhor potência, velocidade e confiabilidade. Para designs de sistema em chip de ponta, a rede em um chip é considerada a melhor solução integrada.
Definirtec explica Network on a Chip (NoC)
A rede em um chip é projetada de forma que as mensagens possam fluir do módulo de origem para o módulo de destino por meio de vários links que envolvem decisões de roteamento nos switches. Ele tem vários links de dados ponto a ponto que são interconectados por switches. Ela pode ser classificada como uma rede de malha comutada homogênea, que é escalonável.
A rede em um chip possui os seguintes recursos:
- A rede em um chip ajuda a simplificar o hardware necessário para as funções de roteamento e comutação.
- O suporte a várias topologias e várias opções é possível para diferentes áreas da rede.
- A escalabilidade, a interoperabilidade e o desenvolvimento de recursos são aprimorados quando combinados com a rede em um chip.
- A eficiência energética de sistemas complexos em chips é melhorada com rede em um chip em comparação com outros designs.
- Problemas de sincronização são tratados melhor do que em outros projetos. O congestionamento de roteamento de fio presente na maioria dos system-on-chips também é melhor tratado pela rede em um chip.
- A rede em um chip fornece frequências operacionais mais altas.
- O fechamento de tempo é muito mais fácil de implementar.
- A verificação de problemas é muito mais fácil, graças à sua abordagem bem projetada e em camadas.