Definição – O que significa 10 Gigabit Ethernet (10 GbE)?
10 Gigabit Ethernet (10 GbE, 10 GE ou 10 GigE) é uma tecnologia de telecomunicações que transmite pacotes de dados pela Ethernet a uma taxa de 10 bilhões de bits por segundo. Esta inovação estendeu o uso tradicional e familiar de Ethernet na rede local (LAN) para um campo muito mais amplo de aplicação de rede, incluindo redes de área de armazenamento de alta velocidade (SAN), redes de longa distância (WAN) e redes de área metropolitana (MAN )
A Ethernet 10 Gigabit também é conhecida como IEEE 802.3ae.
Definirtec explica 10-Gigabit Ethernet (10GbE)
O 10 GbE difere da Ethernet tradicional por tirar vantagem do protocolo full-duplex, no qual os dados são transmitidos em ambas as direções simultaneamente usando um switch de rede para conectar dispositivos. Isso significa que a tecnologia se desvia dos protocolos Carrier Sense Multiple Access / Collision Detection (CSMA / CD), que são regras usadas para determinar como os dispositivos de rede responderão quando dois dispositivos tentarem usar um canal de dados simultaneamente, também chamado de colisão. Como a transmissão em 10 GbE é bidirecional, a transferência de quadros é mais rápida.
As vantagens de 10 Gigabit Ethernet incluem:
- Largura de banda de baixo custo
- Troca mais rápida. 10 GbE usa o mesmo formato Ethernet, que permite a integração perfeita de LAN, SAN, WAN e MAN. Isso elimina a necessidade de fragmentação, remontagem, tradução de endereços e roteadores de pacotes.
- Escalabilidade simples. Atualizar de 1 GbE para 10 GbE é simples porque seus caminhos de atualização são semelhantes.
O principal problema aqui é que 10 GbE é otimizado para dados e, portanto, não fornece qualidade de serviço integrada, embora isso possa ser fornecido nas camadas superiores.