Definição – O que significa Rede de Função de Base Radial (Rede RBF)?
Uma rede de função de base radial é um tipo de rede neural artificial supervisionada que usa aprendizado de máquina supervisionado (ML) para funcionar como um classificador não linear. Classificadores não lineares usam funções sofisticadas para ir mais longe na análise do que classificadores lineares simples que funcionam em vetores de dimensões inferiores.
Uma rede de função de base radial também é conhecida como rede de base radial.
Definirtec explica Rede de Função de Base Radial (Rede RBF)
Usando um conjunto de protótipos junto com outros exemplos de treinamento, os neurônios observam a distância entre uma entrada e um protótipo, usando o que é chamado de vetor de entrada.
As funções de ativação de neurônios artificiais geram saídas que podem ser representadas de diferentes maneiras para mostrar como a rede classifica os pontos de dados. A rede de função de base radial usa funções de base radial como suas funções de ativação. Como outros tipos de redes neurais, as redes de função de base radial têm camadas de entrada, camadas ocultas e camadas de saída. No entanto, as redes de função de base radial frequentemente também incluem uma função de ativação não linear de algum tipo. Os pesos de saída podem ser treinados usando gradiente descendente. Alguns consideram uma abordagem RBF relativamente “intuitiva” e uma boa maneira de resolver problemas especializados de ML.