Reintermediação

Definição – o que significa reintermediação?

A reintermediação é a reintrodução de um intermediário entre o produtor de bens e os consumidores. Enquanto a desintermediação remove elementos da cadeia de suprimentos, a reintermediação adiciona novos elementos à cadeia de suprimentos. A reintermediação ocorre devido a muitos problemas associados ao modelo de desintermediação do e-commerce, envolvendo principalmente problemas com o modelo direto ao consumidor.

Definirtec explica reintermediação

O e-commerce sempre foi visto como uma ferramenta de desintermediação, pois traz cortes significativos nos custos operacionais em muitos casos. No entanto, as enormes necessidades de atendimento ao cliente, as altas despesas de envio para pedidos pequenos e os desafios impostos pelos varejistas desintermediados e parceiros de canal de abastecimento que acontecem em alguns casos ajudaram a estimular a reintermediação. Em um modelo de negócio desintermediado, o produtor precisa fazer todas as atividades associadas à pré-venda e pós-venda para os consumidores. Muitos recursos são necessários para realizar todas essas atividades. Em um conceito de reintermediação, os intermediários da cadeia de suprimentos atuam como vendedores para os produtores e alavancam seus recursos e capacidades para lidar com essas atividades. Isso permite que o produtor se concentre apenas nas mercadorias e, assim, produza o melhor produto final final.

Semelhante à desintermediação, a reintermediação pode trazer impactos positivos ou negativos para os negócios, muitas vezes dependendo do tipo de setor em que os intermediários operam. A reintermediação tem um impacto significativo em certas organizações, como agências de viagens, que prosperam como fornecedores de serviços de viagens. Os intermediários tradicionalmente fornecem infraestrutura para todo o ciclo de vida de vendas. No entanto, com a introdução do e-commerce, muitas tarefas feitas por intermediários agora podem ser automatizadas. Nos casos em que a complexidade é menor, os fabricantes podem utilizar a internet para vender diretamente aos consumidores e fornecer suporte. No entanto, em alguns casos, os intermediários podem fornecer serviços e assistência de maior valor agregado, o que leva à reintermediação.