Definição – O que significa Fuzzy Logic?
A lógica difusa é um método de operações lógicas baseado na lógica de muitos valores em vez da lógica binária (lógica de dois valores). A lógica de dois valores freqüentemente considera 0 como falso e 1 como verdadeiro. Porém, a lógica difusa lida com valores verdadeiros entre 0 e 1, e esses valores são considerados como intensidade (graus) de verdade.
A lógica fuzzy pode ser aplicada a muitos campos, incluindo sistemas de controle, redes neurais e inteligência artificial (IA).
Definirtec explica Fuzzy Logic
A lógica difusa pode ser usada para descrever como a informação é processada dentro do cérebro humano. Por exemplo, pode-se argumentar que os humanos não sabem a diferença entre gordos e magros. Cinco pessoas podem ser gordas e não ter a mesma gravidade de gordura. Ou, uma pessoa pode parecer magra, em comparação com outra, embora ambas sejam realmente gordas. Usando a lógica fuzzy, você pode atribuir diferentes valores lógicos para gordura, variando de 0 a 1, de acordo com a gravidade da gordura.
Variáveis entre os extremos de zero e um estão mais próximas do conceito de probabilidade, o que significa que existe uma grande correlação entre a ciência da probabilidade e a lógica fuzzy. No entanto, a lógica difusa se refere à intensidade da verdade, enquanto a probabilidade se refere à probabilidade.
Lotfi Zadeh é creditado com a formulação da lógica difusa, que ele desenvolveu enquanto trabalhava para a Universidade da Califórnia nos anos 1960. A pesquisa de Zadeh se concentrou na implementação de métodos que permitiam aos computadores entender a linguagem humana, como vários graus de atributos que não podem ser descritos em termos de zeros e uns.