Definição – o que significa espelhamento de memória?
O espelhamento de memória é uma técnica usada para separar a memória em dois canais separados, geralmente em um dispositivo de memória, como um servidor. No espelhamento de memória, um canal é copiado para outro para criar redundância. Este método faz com que os registros de entrada / saída (E / S) e a memória apareçam com mais de um intervalo de endereços porque o mesmo byte físico está acessível em mais de um endereço. Usando o espelhamento de memória, é possível aumentar a confiabilidade da memória e um nível mais alto de consolidação da memória.
Definirtec explica o espelhamento de memória
As vantagens do espelhamento de memória incluem o seguinte:
- Em caso de falhas, como falha do Módulo de memória em linha duplo (DIMM), o sistema geral permanece inalterado e operacional, permitindo que os processos continuem sem tempo de inatividade não programado. Isso ocorre porque o controlador de memória muda para o outro canal sem nenhuma interrupção e a sincronização entre os canais é estabelecida depois que os problemas são resolvidos.
- Com relação aos processadores de memória, o espelhamento de memória facilita a obtenção da maior consistência possível entre as memórias.
- É independente do sistema operacional (SO) usado, pois é integrado ao controlador de memória. Funciona com a mesma facilidade em Linux e Windows.
- Pode ser acoplado com economia de memória para integração e instalação de outros módulos de memória hot spare, conforme necessário.
- Ele fornece proteção total para erros de bit único e de vários bits.
A principal desvantagem do espelhamento de memória é o custo de memória mais alto necessário para criar essa redundância.