Definição – o que significa espelhamento de disco?
O espelhamento de disco é uma técnica usada para proteger um sistema de computador contra perda de dados e outras perdas potenciais devido a falhas de disco. Nessa técnica, os dados são duplicados ao serem gravados em dois ou mais discos rígidos idênticos, todos conectados a uma placa controladora de disco. Se um disco rígido falhar, os dados podem ser recuperados de outros discos rígidos espelhados.
O espelhamento de disco é freqüentemente referido como RAID 1 ou RAID Nível 1.
Definirtec explica o espelhamento de disco
O espelhamento de disco é uma forma de backup de disco em que tudo o que é gravado em um disco é gravado simultaneamente em um segundo disco. Isso cria tolerância a falhas nos sistemas de armazenamento críticos. Se ocorrer uma falha de hardware físico em um sistema de disco, os dados não serão perdidos, pois o outro disco rígido contém uma cópia exata desses dados.
O espelhamento pode ser baseado em hardware ou software.
O espelhamento baseado em hardware é implementado por meio do uso de controladores RAID instalados no sistema aos quais unidades de disco rígido separadas estão conectadas. Esses discos rígidos aparecem como volumes diferentes para o sistema. Cada setor de dados é gravado de forma idêntica em todos os volumes, criando assim várias cópias dos volumes. À custa de uma leve degradação do desempenho do sistema, a tolerância a falhas é introduzida no sistema.
O espelhamento baseado em software requer que certos aplicativos de espelhamento sejam instalados no sistema. A solução de espelhamento baseada em software é geralmente menos cara e mais flexível, mas resulta em mais degradação do desempenho do sistema e é mais suscetível a incompatibilidades, como problemas de tempo de inicialização.
Uma alternativa popular ao espelhamento de disco é a segmentação de disco, na qual os dados são divididos em blocos em vários volumes (discos). Em caso de falha, o disco com falha é recriado com a ajuda da soma de verificação ou outros dados presentes em outros discos. Ao contrário do espelhamento de disco, a distribuição de disco pode não recuperar totalmente os dados perdidos.