Definição – o que significa imagem sem fio?
A imagem sem fio descreve a tecnologia usada para capturar e transmitir imagens sem fio, seja para armazenamento ou compartilhamento. O conceito é simples, a partir de um dispositivo de captura de imagens, como uma câmera, as imagens são enviadas para outro dispositivo, como um computador, que armazena e processa as imagens. Isso pode ser feito para imagens estáticas e de vídeo.
Definirtec explica imagens sem fio
Imagem sem fio foi um termo que surgiu no início dos anos 2000, quando a tecnologia de consumo sem fio ainda estava em sua infância e era objeto de muita agitação. Embora seja um assunto onipresente agora, tanto que a maioria das pessoas nem mesmo está familiarizada com o termo, naquela época a ideia era muito nova e inovadora, e parecia coisa de ficção científica.
Hoje, a geração de imagens sem fio é tão comum que nem mesmo é considerada uma classe de tecnologia, porque está em um nível básico de utilização. O mero ato de tirar uma foto usando o Instagram em um telefone celular e depois compartilhá-la com amigos, um ato que leva apenas alguns segundos, é a tecnologia de imagem sem fio em ação. Tirar fotos e carregá-las automaticamente em serviços como o Dropbox, Google+ e Facebook é outro feito da imagem sem fio. O envio de fotos em aplicativos de mensagens instantâneas como Viber, Skype e Line também é outro bom exemplo de imagem sem fio.
Em aplicações mais sérias, a imagem sem fio é usada em satélites ao tirar imagens e enviá-las para estações base sem fio, em equipamentos médicos que compartilham imagens automaticamente com todos os médicos e pessoal médico envolvidos, em drones militares enviando vídeo para seu controlador humano sem fio; todos esses são exemplos de uso de tecnologias de imagem sem fio.
Portanto, em essência, a imagem sem fio é qualquer coisa que envolva a captura de imagens e vídeo (às vezes incluindo áudio) e o uso de qualquer uma das várias tecnologias sem fio para transmitir as imagens a um local ou dispositivo remoto.