Definição – o que significa eliminação de duplicação de dados?
A desduplicação de dados é uma técnica de compactação de dados em que cópias redundantes ou repetidas de dados são removidas de um sistema. É implementado em backup de dados e mecanismos de dados de rede e permite o armazenamento de uma instância única de dados em um banco de dados ou sistema de informação (SI).
A desduplicação de dados também é conhecida como compactação inteligente, armazenamento de instância única, fatoração de comunalidade ou redução de dados.
Definirtec explica a desduplicação de dados
A desduplicação de dados funciona analisando e comparando segmentos de dados de entrada com dados armazenados anteriormente. Se os dados já estiverem presentes, os algoritmos de desduplicação de dados descartam os novos dados e criam uma referência. Por exemplo, se for feito backup de um arquivo de documento com alterações, o arquivo anterior e as alterações aplicadas serão adicionados ao segmento de dados. No entanto, se não houver diferença, o arquivo de dados mais recente será descartado e uma referência será criada. Da mesma forma, um algoritmo de desduplicação de dados examina os dados de saída em uma conexão de rede para verificar se há duplicatas, que são removidas para aumentar a velocidade de transferência de dados.