Cortana

Definição – o que significa Cortana?

A Cortana é descrita pela Microsoft, sua criadora, como uma “assistente digital”. Ele usa o mecanismo de busca Bing para produzir respostas de informações aos usuários e também oferece lembretes, recursos de notebook e opções de calendário. A Cortana vem com vários sistemas operacionais da Microsoft para computadores e outros dispositivos, incluindo o Windows 10 Mobile.

Definirtec explica Cortana

Lançada em 2014, a Cortana é, em muitos aspectos, a resposta da Microsoft ao mais famoso sistema Siri da Apple, integrado aos iPhones modernos. Ambos os assistentes virtuais funcionam de forma bastante semelhante – ambos são capazes de receber perguntas e comentários dos usuários e responder de uma forma que simula uma espécie de inteligência artificial.

Uma característica definidora da Cortana, e de outros programas inteligentes semelhantes de sua época, é a capacidade limitada de demonstrar de forma vibrante a habilidade de conversação. Embora a Cortana possa responder a perguntas básicas, há uma infinidade de cenários em que a Cortana ou qualquer outro assistente virtual competitivo é praticamente incapaz de conversar.

Com os limites da conversa bem definidos, é rapidamente evidente para um usuário humano que a voz com a qual ele está interagindo não é totalmente sensível. Isso coloca em questão o uso de filosofias como o princípio de Turing para perguntar se as futuras máquinas podem ser dotadas de tecnologias interativas inteligentes muito mais abrangentes.