Definição – o que significa violação de direitos autorais?
A violação de direitos autorais é a violação, pirataria ou roubo dos direitos exclusivos do detentor dos direitos autorais por meio do uso não autorizado de um material ou trabalho protegido por direitos autorais, de acordo com a lei federal de direitos autorais dos Estados Unidos.
A violação de direitos autorais também é conhecida como violação de direitos autorais.
Definirtec explica violação de direitos autorais
No contexto de violação de direitos autorais, o uso não autorizado de uma obra ou material é qualquer reprodução, distribuição, apresentação, exibição pública ou transferência não autorizada para uma obra derivada sem a permissão do proprietário dos direitos autorais.
Uma infração ocorre em todas as três condições a seguir:
- O proprietário deve possuir direitos autorais válidos.
- O suposto infrator deve ser capaz de acessar a obra protegida por direitos autorais.
- A duplicação do trabalho protegido por direitos autorais deve ocorrer além das exceções. Se uma exceção não se aplicar, a permissão é solicitada pela pessoa que deseja usar a obra.
As três principais exceções à lei de direitos autorais – frequentemente usadas por educadores – são as seguintes:
- Uso justo
- Instrução virtual
- Instruções cara a cara
A pirataria de software envolve o uso não autorizado de programas de software protegidos por direitos autorais. A maioria dos países reconhece a proteção de software com copyright, mas a aplicação varia globalmente.
Por lei, as penalidades gerais de violação de direitos autorais exigem que o infrator pague os lucros e danos reais, com uma faixa de $ 200 a $ 150,000 para cada obra infringida. O infrator também paga todas as custas judiciais e de advogado. Além disso, o Tribunal pode interromper a atividade infratora por meio de uma liminar e apreender obras ilegais. Finalmente, a pena de prisão pode ser cumprida, dependendo da escala das atividades infratoras.