Definição – o que significa a porta de malha (F_Port)?
A porta fabric (F_port) é uma porta de switch fabric usada para conectar uma N_port a um switch em uma topologia Fibre Channel. Ele usa uma topologia ponto a ponto (FC-P2P) de canal de fibra – uma estrutura que conecta dois dispositivos de canal de fibra. Uma F_port só pode ser conectada a uma N_port ou a um dispositivo periférico, como um host ou disco operando como uma N_port. Uma N_port é uma porta de nó que conecta um nó a um switch Fibre Channel.
Um canal de fibra (FC) é uma tecnologia de rede de alta velocidade para conectar dispositivos de armazenamento de alta velocidade a computadores. Um FC também conecta vários sistemas de computador e é ideal para conectar servidores. Um dos principais objetivos de um FC é fornecer uma interface confiável para um sistema operacional (SO) remoto que requer uma largura de banda alta.
Também há uma porta FL_port conectando switches e loops. A porta FL_ é chamada de porta de loop de malha e se conecta à porta NL.
Definirtec explica Fabric Port (F_Port)
A F_port é normalmente um canal para a malha FC para quadros transmitidos e recebidos por uma N_port. Um quadro é uma unidade de dados transmitida ou recebida entre pontos de rede. Um quadro de canal de fibra geralmente pode conter até 2112 bytes por unidade.
Um switch Fibre Channel é um switch de rede usado um de cada vez ou em grandes configurações de vários switches. Uma porta de switch pode ser F_Port, FL_Port ou E_Port. Um switch é composto por vários módulos importantes, como:
- Um roteador
- Um controlador de tecido
- Um gerenciador de endereços
- Uma ou mais portas de switch
- Um seletor de caminho
- Uma construção de switch que tem comutação de quadro multiplexada, comutação de circuito ou ambos
O canal de fibra fornece uma rede de comunicação muitos para muitos, redundância, pesquisa de nome de dispositivo e segurança. Ele transmite principalmente comandos de interface de sistema de computador pequeno (SCSI) usando redes de canal de fibra como rede de área de armazenamento (SAN). Os padrões do canal de fibra são definidos pelo American National Standards Institute (ANSI). Um F_port suporta serviços de classe 1, classe 2 e classe 3.
A extremidade F_port é onde uma N_port externa é anexada ao tecido. Ele contém o elemento de transporte FC-PH. FC-PH inclui camadas FC0 a FC2 das camadas físicas do canal de fibra, que são:
- FC4: Esta é a camada de mapeamento de protocolo na qual os protocolos de aplicativo, como protocolo da Internet (IP) ou SCSI são condensados em uma unidade de dados de protocolo (PDU) para entrega ao FC2 (canal de fibra 2)
- FC3: Esta é uma camada de serviços comum – uma camada fina que eventualmente pode implementar funções como matriz redundante de discos independentes (RAID) ou algoritmos de redundância de criptografia.
- FC2: Esta é uma camada de rede contendo o núcleo do Fibre Channel e definindo os principais protocolos pelo padrão FC-PI-2.
- FC1: Esta é a camada de enlace de dados, que aplica a codificação de linha dos sinais.
- FC0: Esta é a camada física (PHY), que inclui conectores e cabeamento.