Definição – o que significa soberania digital?
A soberania digital é uma ideia-chave na era da Internet – a ideia de que as partes devem ter soberania sobre seus próprios dados digitais.
Isso pode ser aplicado individualmente ou em relação às nações – o resultado final é que a soberania digital envolve a consideração de como os dados e ativos digitais são tratados.
Definirtec explica a soberania digital
A soberania digital é uma grande consideração no mundo da privacidade. Um exemplo comumente citado de um princípio de soberania digital em jogo é o Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados (GDPR), que estabelece os principais requisitos para o tratamento de dados relacionados a indivíduos ou empresas europeias. O GDPR estende esse princípio de soberania de dados ao redor do mundo e exige que negociantes estrangeiros de dados europeus entrem na fila.
Em um nível individual, a soberania digital tem a ver com os indivíduos possuindo seus dados e controlando seu uso. Por meio da invasão da atividade digital corporativa, as informações de usuários individuais são frequentemente coletadas por empresas e vendidas com fins lucrativos. Essa questão atinge o cerne de por que a soberania digital é importante.