Definição – O que significa Secure Hash Algorithm (SHA)?
Um algoritmo hash seguro é, na verdade, um conjunto de algoritmos desenvolvidos pelos Institutos Nacionais de Padrões e Tecnologia (NIST) e outros governos e entidades privadas. Essas funções de criptografia segura ou “verificação de arquivo” surgiram para atender a alguns dos principais desafios de segurança cibernética do século 21, à medida que vários grupos de serviço público trabalham com agências governamentais federais para fornecer melhores padrões de segurança online para organizações e o público.
Definirtec explica Secure Hash Algorithm (SHA)
Dentro da família de algoritmos de hash seguros, existem várias instâncias dessas ferramentas que foram configuradas para facilitar uma melhor segurança digital. O primeiro, SHA-0, foi desenvolvido em 1993. Como seu sucessor, SHA-1, o SHA-0 possui hash de 16 bits.
O próximo algoritmo de hash seguro, SHA-2, envolve um conjunto de duas funções com tecnologias de 256 bits e 512 bits, respectivamente. Também existe um algoritmo de hash seguro de nível superior conhecido como SHA-3 ou “Keccak”, desenvolvido a partir de um concurso de crowdsourcing para ver quem poderia projetar outro novo algoritmo para segurança cibernética.
Todos esses algoritmos de hash seguros fazem parte de novos padrões de criptografia para manter os dados confidenciais protegidos e evitar diferentes tipos de ataques. Embora alguns deles tenham sido desenvolvidos por agências como a Agência de Segurança Nacional e alguns por desenvolvedores independentes, todos eles estão relacionados às funções gerais de criptografia hash que protege dados em determinados cenários de banco de dados e rede, ajudando a desenvolver a segurança cibernética na era digital .