Definição – o que significa servidor de notícias?
Os servidores de notícias são um conjunto de software ou sistema de computador que gerencia o armazenamento e o roteamento de mensagens, bem como controla o acesso a grupos de notícias em um Usenet. É uma parte primária da Usenet e é responsável por lidar com várias operações. Os servidores de notícias podem atuar como um servidor leitor ou um servidor de trânsito e, às vezes, fornecem as duas funcionalidades.
Os servidores de notícias usam protocolos como NNTP (Network News Transfer Protocol) e Unix-to-Unix Copy (UUCP) para transferir artigos de notícias entre grupos de notícias. Eles também podem funcionar de acordo com certas regras locais relacionadas ao caminho de roteamento ou às informações a serem compartilhadas.
Definirtec explica o servidor de notícias
Os servidores de notícias atuam como um componente principal da Usenet, que é uma coleção de grupos de notícias onde os usuários têm permissão para postar mensagens. As mensagens postadas em um grupo de notícias são armazenadas em servidores de notícias e são distribuídas a outros grupos de notícias por esses servidores.
Os modos de operação usuais ou tipos de servidores de notícias são o servidor de trânsito e o servidor de leitura. Os servidores de notícias de trânsito usam NNTP, que é capaz de transmitir todas as mensagens para todos os sites. Os primeiros modelos de servidores de trânsito usavam o protocolo UUCP. Esses servidores são usados no roteamento de mensagens na estrutura hierárquica dos grupos de notícias. Eles estão conectados a vários pares e, portanto, são capazes de equilibrar a carga de forma eficaz. Os artigos de notícias são encaminhados com base nas informações encontradas nas linhas do cabeçalho.
Um servidor de leitura permite que os usuários leiam os artigos armazenados em um formato de diretório de disco hierárquico ou forneçam comandos NNTP ou IMAP para leitores de notícias. Um servidor leitor também pode funcionar como servidor de trânsito. Às vezes, a função de um servidor leitor é realizada com a ajuda de servidores de cache. Esses servidores são conhecidos como servidores híbridos e são mais comumente usados para sites menores com largura de banda de rede limitada.
As principais preocupações das operações do servidor de notícias são os requisitos de capacidade de armazenamento e rede.
Os servidores de notícias estão disponíveis como servidores públicos gratuitos e fornecidos por operadores comerciais. A qualidade e a eficiência dos servidores de notícias são continuamente monitoradas por grupos de interesses específicos ou pelo próprio provedor comercial e seu desempenho é avaliado como forma de o consumidor escolher o melhor serviço de notícias.